segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Chico falou

Chico Buarque em uma entrevista disse que o artista não tem sexo.

Com isso ele quis dizer que ao compor uma música ou escrever uma peça, a personagem da qual fala a música ou peça incorpora nele.

Quando ele escreve sobre uma mulher, ele é uma mulher, quando escreve sobre o negro ele é um negro, quando fala de um operário ele é o operário.

Sinto que isso ainda não me foi atingido. Quando escrevo sobre algo é sobre o que sinto sobre aquilo. Nunca consegui me por mulher, me por um pescador, me por um barbeiro de 70 anos....

Na verdade eu só narrava com sentimentos bucólicos, sem que para isso eu me transportasse.

nunca fui meus personagens, sempre fui o narrador. E um narrador empolgado em transmitir os sentimentos das personagens, até mesmo um narrador que se sensibiliza com o que acontece, com os desfechos.

Muito do que postei tem embasamento na vida real e nos sentimentos que eu nutria (e ainda nutro) por outrem.

Mas tem certas história escritas aqui, que simplesmente pediram pra sair de dentro de minha cabeça, sem que eu entenda de onde elas vieram. São como se o narrador que ora eu incorporo, resolvesse contar estórias de pessoas que ele conheceu ao longo da vida dele.

Nenhum comentário: