quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Os sombras





Minha Flor,
Talvez você fique louca tentando me entender,
Mas prometo que vou tentar facilitar sua vida,
Por isso, aqui está uma pequena análise do que sou,
Até o fim da minha vida eu vou contar tudo... (risos)


Quando eu era menor, até meus 14 anos para ser mais exato, eu era um "sombra".




Isso quase me qualificava como um "sem vida social". Um NERD, magrelo, e timido, tinha tudo para ser o mais zuado da escola.




Mas felizmente eu tinha esperteza. Tal esperteza me garantiu ser um "sombra".




Sombras, são pessoas comuns que passam desapercebidamente entre os outros, o que é bastante util em diversas situações.


Desde avisar amigos de possíveis problemas, até mesmo de escapar ileso em confusões que fogem ao seu controle.




Alguns amigos sabiam dessa minha habilidade e por isso mesmo contavam comigo para algumas coisas, como descobrir o que se passa em um circulo de pessoas que não era afim deles, ou então sondar sobre garotas que eles pretendiam paquerar.




Mas digamos que as vantagens de ser sombra terminam por aqui.




É estranho você ver uma pessoa constantemente e ela chegar para você e dizer:


- Você não é aquele que anda com o Fulano de tal? Já sei, você é o ciclano(diz qualquer nome, menos o seu), não é?!?! Foi bom falar com você, até mais Beltrano (muda o nome, mas continua não sendo o seu), manda um abraço e/ou beijo para Fulano (desse ela não erra o nome mais nem a pau).




E você fica alí, sem entender direito o que aconteceu. Se o seu grupo de amigos é pequeno, é necessário torcer para que nenhum deles falte, porque provavelmente você pode ficar sozinho no meio da multidão.




Daí, você, jovem, timido, ingênuo, fica alí, sozinho, ou com outro amigo, que ou é um "SOMBRA" ou é simplesmente um nerd que é zuado.


Esperando um pedido de algum dos amigos mais populares para que você use suas "habilidades" de sombra, para conseguir algo que eles desejam muito.


E você, como um bom adolescente, aguardando aceitação do grupo, de prontidão realiza tais solicitações, ainda mais sabendo que tais solicitações, na maioria das vezes inclui aproximação das garotas mais belas da escola.




Eu posso dizer que fui um dos melhores sombras que conheci, sabia muito para me manter próximo dos caras mais legais, das garotas mais lindas e também para me manter protegido de encrencas futuras.




Mas quem é deixado de lado por muito tempo, ou cria raiva da situação, ou se acomoda.


Eu nunca fui um comodista, embora as vezes assim pareça.


Quando estava com 15 anos, já estava em outra escola e com novos amigos, que pouco sabiam de tais habilidades minhas.




Como um bom observador, eu sabia como me portar como um "cara legal" ou um dos "mais populares". Coloquei nas sombras meu passado de "um SOMBRA".




Vivia sobre as luzes dos holofotes, argumentava, e criava situações favoráveis a mim, muito diferente do que eu fazia antes.


Me tornei conhecido em minha escola e até mesmo nas escolas vizinhas, andava com o grupo de seletos da escola, era referência e não mais o descartado.


Porém, era vazio, faltava algo.




Talvez a pose seja mais cansativa do que o jogo em si... (analogia as fotos de times campeões antes da partida).




E seguindo esse exemplo que ,no 3º ano, voltei a ser um sombra, mas dessa vez sem me deixar levar pelos encantos de estar com os "mais populares e as mais gostosas".




Agora ainda ando beirando as sombras, mas a luz já bate em minha face me revelando ao mundo. Só continuo beirando as sombras para poder perceber o que se passa sem ser notado pelos outros que tem seu orgulho tão envaidecido que seriam incapazes de perceber minha presença.

Nenhum comentário: